Radio   Ver   Baixar  Whatsapp  Telegram   Face

“Antes de encontrar Mahaprabhu, Sri Narahari Sarakara Thakura havia escrito muitas musicas [mantras sânscritos e bengalis] sobre os doces passatempos eternos de Deus [a vraja rasa de Radha-Giridhari]. Mais tarde, ele e Gadadhara Pandit sempre ficavam com o Senhor Chaitanya. Narahari costumava satisfazer o Senhor agitando um abano [chamara] ou uma ventarola de pavao. A musica Gaura-aroti de Srila Thakura Bhaktivinoda glorifica isso [trecho da musica Narahari adi kori chamara dhulaya].

A família de Narahari Sarakara era o orgulho dos devotos de Deus [Vaisnavas]. Pela influência deles todas pessoas da aldeia de Sri Khanda se tornaram devotos de Deus [Vaisnavas]. A aldeia inteira virou “um ramo da árvore filosofal do amor por Deus [Krishna-prema].” Desde a época do Senhor Gaurachandra, Sri Khanda tem sido um centro de pregação para os devotos de Deus [Gaudiya Vaisnavismo]. Certo dia Sri Nityananda Prabhu veio para Sri Khanda e perguntou a Narahari: “Tudo bem, nós sabemos quem és. Portanto onde está o mel?” Através de seu poder místico, Narahari transformou um pote d’água em mel super doce para o prazer do Senhor Nityananda. Narahari serve o Senhor Shyamasundara nos passatempos eternos de Deus [vraja lila] como a vaqueirinha [prana-sakhi] Madhumati, que fornece mel de dar água na boca a Radha-Damodara e Seus entes queridos.

O próprio ser de Narahari Sarakara era saturado de amor puro por Deus [Radha-Krishna prema]. Ninguém pode sondar a profundidade de sua devoção e amor puro por Radha e Krishna [a maior devota de Deus e Deus]. Na morada eterna de Deus [Vraja] ele é a querida associada [sakhi] de Radha, Madhumati que é um reservatorio de docura. E nos passatempos de Deus como o Senhor Caitanya [Gauranga lila] ele é Narahari, um reservatório de amor puro por Deus e Sua maior devota [Radha-Krishna prema].” [extraido do livro Sri Chaitanya Mangala]

Os livros de Narahari Sarakara, Padakalpataru e Krishna-bhajanamrta incluem maravilhosas cancoes [mantras] louvando o Senhor Gauranga e Sri Nityananda Prabhu. Sripad B. V. Narayana Maharaja disse: “Narahari compos muitas nectareas cancoes ambrosiacas que transbordam com a mais doce devocao a Deus.” No Sri Krishna Bhajanamrtam, Narahari ensina como adorar Sri Krishna e Sri Chaitanya Mahaprabhu. Sri Lochana Dasa Thakura e muitos outros eram discipulos de Narahari Sarakara Thakura. Embora nao seja acessivel, seu tumulo sagrado [samadhi] fica no rio Radha-kunda.

Veja mais no Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 10.77

- FIM -

Narahari Sarakara Thakura biografia



Doar na CAIXA ou na Loteria
Ag: 0276 Conta Poupança 013/ 6678-1
Danilo Nicolace [Nayana]





Nenhum comentário:

Postar um comentário