Radio   Ver   Baixar  Whatsapp  Telegram   Face

Pela ordem de Sri Chaitanya Mahaprabhu, Raghunatha Bhatta Goswami permaneceu a vida inteira brahmachari. Seu serviço era o constante cantar de Hare Krishna e ler o Srimad-Bhagavatam. Em Jagannatha Puri, Raghunatha satisfez o Senhor Gauranga através de suas excepcionais realizações culinárias e de kirtana, o que lhe valeu o título de kirtana acharya.

Quando veio para Vrindavana, os Vaisnavas (inclusive Rupa e Sanatana Goswamis) regularmente ouviam seu cantar dos slokas do Bhagavata em quatro melodias doces como de um cuco. Seu recitar era sem paralelo; até mesmo Vyasadeva o saboreava. Ele realizou a ordem do Senhor Chaitanya de pregar as glórias e significado impar do grantha-raja Srimad-Bhagavatam.

Suas lágrimas de amor puro por Radha-Govinda constumavam molhar as páginas. Raghunatha Bhatta estava tão absorto em Krishna-katha que nunca ouvia ou falava de tópicos mundanos, sem falar em criticar os devotos. Ele acreditava que todos Vaisnavas estão sinceramente servindo o Senhor segundo sua realização, e portanto se deve fazer vista grossa para seus defeitos.

Sob a inspiração dele, um discípulo abastado construiu um maravilhoso templo em Vrindavana para Sri- Sri Radha-Govindaji. Mesmo após quatrocentos e cinquenta anos, este templo de arenito vermelho complexamente entalhado à mão permanece o mais lindo templo de Vrindavana e todo norte da Índia. Raghunatha Bhatta Goswami fielmente serviu Govindaji por quarenta anos.

Era um erudito em todos assuntos, embora não escrevesse quaisquer livros como os outros Goswamis. Raghunatha Bhatta Goswami aprendeu tudo simplesmente por ouvir shastras. Temendo que muçulmanos pudessem execrar a sagrada forma de Raghunatha Bhatta Goswami, Sri Jiva Goswami mandou cremar seu corpo. As cinzas foram colocadas em dois samadhis, um no Radha-kunda, outro na Área dos 64 Samadhis. Na nitya-lila de Radha-Govindaji ele serve como Rasa ou Raga manjari, uma das asta manjaris de Sri Radha. (16, 21, 15, 23).

- FIM -

Raghunatha Bhatta Goswami Biografia



Doar na CAIXA ou na Loteria
Ag: 0276 Conta Poupança 013/ 6678-1
Danilo Nicolace [Nayana]





Nenhum comentário:

Postar um comentário