Radio   Ver   Baixar  Whatsapp  Telegram   Face

Sri Murari Gupta um discípulo de Sri Chandrasekhara Acharya, possuia extraordinária humildade. Tinha um relacionamento vitalício com o Senhor Caitanya. Embora de classe mais adiantada, Murari sempre perdia nos debates com Sri Nimai Pandit. Durante um dos inflamados argumentos eles começaram a se empurrar. A rusga continuou dentro do rio Ganges. Remexeram tanto a lama do fundo que as senhoras não podiam encher seu potes e os sacerdotes brahmanas não conseguiram tomar banho devidamente.

Nos cantos e danças congregacionais de Hare Krishna [kirtanas] noturnos em Srivasa Angam, Murari Gupta satisfazia Gaurahari com o melodioso cantar dos passatempos eternos de Deus [Bhagavata]. Também cantava e dançava Hare Krishna peritamente. Murari Gupta serviu Sri Chaitanya em todos os Seus divertimentos [Nadia lilas].

O Senhor Chaitanya uma vez testou o apego de Murari Gupta a seu adorável Senhor Ramachandra. O Senhor Gaurasundara pregou para Murari sobre a suprema doçura e posição de Deus, Krishna [Vrajendra-kumara]: "Murari, apenas adore Krishna e tome refúgio Nele. Nada além de Seu serviço pode satisfazer a mente." Embora Murari Gupta ficasse algo inclinado ao Senhor Sri Krishna, o pensamento de perder a associação do Senhor Ramachandra devastou-o. Naquela noite ele orou ao Senhor Rãma para tomar sua vida. Pedia isso porque não conseguia parar de servir Rãma, nem podia desafiar o pedido de Sri Chaitanya.

Após chorar a noite inteira, Murari se aproximou do Senhor Chaitanya e disse: "Que devo fazer? Vendi minha cabeça aos pés de lótus do Senhor Ramachandra. Mas se eu violar Tua ordem de adorar o Senhor Sri Krishna, então o que posso fazer?"

Sorrindo, Sri Gaura Raya retrucou: "Todas as glórias a ti Murari Gupta! És tão fixo em tua adoração que mesmo Meu pedido não conseguiu virar tua mente. Isto é exatamente o tipo de amor e afeição que o servo deve ter pelos pés de lótus do Senhor. Mesmo se o Senhor quiser separação, um devoto não consegue abandonar o abrigo de Seus pés de lótus. Só para testar tua firme fé no teu Senhor, eu te pedi repetidamente para mudar tua adoração do Senhor Rãma para Senhor Krishna."

Congratulando Murari Gupta, o Senhor continuou: "És a encarnação de Hanuman, o eterno servo do Senhor Rãma. Portanto, por que deverias abandonar tua adoração ao Senhor Rãma?

De outra feita, o Senhor Chaitanya mostrou Sua forma como Senhor Ramachandra com Janaki, Lakshmana, e uma hoste de macacos recitando hinos e orações. Vendo-se entre aqueles macacos na sua forma original de Hanuman, Murari Gupta desmaiou. Em Katva, quando o Senhor Chaitanya tomou a ordem de vida renunciada [sannyasa], Murari Gupta assistiu, chorando como uma criança. E quando Sriman Mahaprabhu mudou-se para Jagannatha Puri, Murari e sua esposa vinham a cada ano para saborear a companhia do Senhor.

Como nascera numa dinastia de médicos ayur-védicos, Murari Gupta praticava medicina. Mas sua prática era singular, pois curava as mazelas físicas de seus pacientes bem como também os livrava da doença da existência material. Ele escreveu a primeira biografia de Sri Chaitanya Mahaprabhu, uma importante obra sânscrita chamada Sri Chaitanya Charita Mahavakya. Seu túmulo sagrado samadhi fica na Área dos 64 Samadhis.

- FIM -

Murari Gupta Biografia



Doar na CAIXA ou na Loteria
Ag: 0276 Conta Poupança 013/ 6678-1
Danilo Nicolace [Nayana]





Nenhum comentário:

Postar um comentário