Radio   Ver   Baixar  Whatsapp  Telegram   Face

Aparecendo perto de Katva, Krishna Dasa Kaviraja partiu para Vrindavana depois que o Senhor Nityananda lhe disse num sonho: are are krishnadasa, na karaha bhaya, vrndavana yaha tanha, sarva larya haya. “Ó meu querido Krishnadasa, não tenha medo. Vá para Vrindavana. Pois ali obterás todas coisas” (Chaitanya-caritamrta, Adi 5.195).

Krishna Dasa tomou dikha de Raghunatha Dasa Goswami. Ele vivia uma vida renunciada no Shyama-kunda perto de Manasa Pavana Ghat, o local do banho do meio-dia de Radharani.

Sri Jiva Goswami, segundo seu costume de dar títulos honoríficos a devotos qualificados, deu a Krishna Dasa o título de Kaviraja (o rei dos poetas) por sua obra-prima poética Govinda-lilamrta. Sri Narottama Dasa Thakura escreveu no Prarthana: “Krishna Dasa Kaviraja, que compôs o Sri Chaitanya-charitamrta, é o perito entre os devotos. Seu Govinda-lilamrta emociona as pedras até as lágrimas, porém ai de mim, minha mente não se atrai por ele.”

Durante a época de Krishna Dasa, todos Vaisnavas se reuniam no templo de Govindaji para ouvir Sri Haridasa Pandit ler o Sri Chaitanya Bhagavata. Os devotos estavam ansiosos por ouvir sobre os passatempos mais tardios do Senhor Gauranga, assim pediram a Krishna Dasa Kaviraja para escrevê-los. Krishna Dasa orou a Madana Mohana pelo dom e bençãos. A guirlanda de flores da Deidade caiu, indicando sanção divina.

O Chaitanya-charitamrta de Krishna Dasa Kaviraja é a mais autêntica, e filosófica biografia do Senhor Chaytanya. Cada linha está cheia de infinita humildade, entusiasmo, e devoção por Sri Chaitanya Mahaprabhu e Sri Nityananda Prabhu. Krishna Dasa tinha o maravilhoso poder de falar sem ofender, mesmo quando repreendia seus oponentes.

Ele tinha vasto conhecimento de todas escrituras védicas. Seus livros mostram seu conhecimento acerca dos Shrutis, Smrtis, Nyaya, Jyotir shastra, e artes culinárias. Embora fosse um estudioso erudito, um asceta estrito, um Vaisnava paramahamsa rasika, Krishna Dasa escreve sobre si mesmo: “Sou surdo, mudo, completamente iletrado, de mente mundana, e mais baixo que um verme no excremento.” Sua humildade pessoal automaticamente atrai o coração de qualquer leitor do Chaitanya-charitamrta.

Krishna Dasa Kaviraja era um exemplo vivo de “mais humilde que uma folha de grama, mais tolerante que uma árvore.” Um devoto irá avançar espiritualmente e compreender os ensinamentos de Sri Chaitanya sobre Radha-Krishna prema bhakti por ler Chaitanya-charitamrta.

Por associar-se com Sri Krishna Dasa Kaviraja, um associado eternamente liberado do Senhor Chaitanya, a pessoa consegue desenvolver qualidades Vaisnavas de humildade, inocência, integridade, equanimidade, gentileza, pureza, abnegação, paciência, bondade, gravidade, liberdade dos desejos materiais, temperamento doce, controle sobre as seis paixões, amabilidade, honrar todos seres, ficar silenciosa, ser perita, poética, e rendição absoluta a Sri Krishna.

Na Vraja-lila Krishna Dasa Kaviraja é Kasturi-manjari, uma das oito mais íntimas servas de Srimati Radharani. Seu samadhi fica no Radha-kunda, e no templo Radha-Damodara segundo alguns. (16,15, 42).

- FIM -

Krishna Dasa Kaviraja Goswami Biografia



Doar na CAIXA ou na Loteria
Ag: 0276 Conta Poupança 013/ 6678-1
Danilo Nicolace [Nayana]





Nenhum comentário:

Postar um comentário