Radio   Ver   Baixar  Whatsapp  Telegram   Face

Sri Chaitanaya Mahaprabhu tem basicamente dois grupos de associados. Um grupo tal como os dvadasa gopalas (Abhirama Gopala, Gauridasa Pandit, Dhananjaya e outros) servem Sri Nityananda Prabhu no humor de sakhya rasa (amizade). O segundo grupo sempre permanece fundido na doçura da madhurya rasa (amor conjugal).

Sri Gadadhara Goswami é uma forma unida de Chandrakanti gopi (uma expansão da refulgência de Radharani) e Purnananda (uma expansão da querida namorada do Senhor Balarama). Assim, Gadadhara Dasa era um associado de ambos Sri Chaitanya Mahaprabhu e Sri Nityananda Prabhu. Krishna Dasa Kaviraja descreve o Senhor Chaitanya como radha-bhava-dyuti suvalita, “caracterizado pelas emoções e brilho corpóreo de Srimati Radharani.” Gadadhara Dasa é este diuti, brilho. Gadadhara Dasa às vezes é chamado “a personificação da divina refulgência de Sri Radhika.”

Enquanto viajava com Senhor Nityananda, Gadadhara às vezes ficava absorto em madhurya prema e começava a agir e falar como uma Vraja gopi. Colocando um pote de barro de água do Ganges sobre sua cabeça como se fosse uma gopi, ele clamava: “Quem quer comprar leite? Quem quer comprar iogurte?

Como um dos principais pregadores do Senhor Nityananda na Bengala, Gadadhara Dasa salvou incontáveis pecadores, ateus, e yavanas. Uma vez enquanto saboreava Krishna prema ele começou a dançar loucamente e cantar os santos nomes de Krishna fora da mansão do Kazi. O irado magistrado muçulmano irrompeu tempestuosamente para fora de sua casa a fim de repreendê-lo por “perturbar a paz.” Porém comtemplando a deslumbrantemente atraente forma de Gadadhara Dasa, o Kazi ficou pasmo e abandonou sua ira.

Gadadhara afetuosamente abraçou o Kazi e disse: “Gaura-Nityananda apareceram para salvar todos com divino amor distribuindo o doce néctar do santo nome de Hari. Porque não cantas este doce nome de Hari?

“Amanhã vou cantar o nome de Hari,” respondeu o Kazi.

Ouvir o Kazi inadvertidamente cantar o santo nome encheu Gadadhara de felicidade. Ele disse: “porque amanhã? Já cantaste hoje. E esse poderoso nome de Hari irá destruir teus pecados e purificar tua existência.” Daquele dia em diante o Kazi tomou refúgio em Sri Gadadhara Dasa Goswami. Seu samadhi fica na Área dos 64 samadhis.

- FIM -

Gadadhara Dasa Gosvami Biografia



Doar na CAIXA ou na Loteria
Ag: 0276 Conta Poupança 013/ 6678-1
Danilo Nicolace [Nayana]





Nenhum comentário:

Postar um comentário