Radio   Ver   Baixar  Whatsapp  Telegram   Face

Lokanatha Goswami um associado pessoal do Senhor Gauranga, plenamente absorvido em amor puro por Deus Krishna prema, era o mais velho dos Goswamis vivendo em Vraja-bhumi. Ele evitava renome e fama tanto que pediu a Krishna Dasa Kaviraja para manter seu nome fora da coleção Chaitanya-charitamrta.

Seu corpo e mente eram completamente apegados a cidade de Vrindavana-dhama. Os passatempos divinos e eternos de Radha-Vinoda passavam-se em seu coração. Seus ouvidos existiam apenas para ouvir a coleção Srimad Bhagavatam. “Quem quer que ouça o Srimad Bhagavatam,” dizia Lokanatha Goswami, “é meu amigo.”

Uma vez o próprio Krishna apareceu e deu a Lokanatha a escultura do Deus único Radha-Vinoda. Lokanatha Goswami carregava sua Deidade por toda Vraja num saco de pano pendurado ao redor de seu pescoço.

Embora primeiro tendo rejeitado, finalmente Lokanatha Goswami aceitou Narottama Dasa como seu único discípulo. Ele apreciava sua genuína humildade e determinação de servir. Toda noite durante um ano Narottama secretamente serviu seu mestre limpando cuidadosamente o campo onde Lokanatha Goswami defecava.

As formas originais de Deus Radha-Vinoda de Lokanatha Goswami agora são adoradas no altar do templo em Jaipur, Rajasthan. Uma forma expandida da Deidade original de Radha-Vinoda adorna o altar do templo Radha-Gokulananda em Vrindavana. O tumulo sagrado samadhi de Lokanatha Goswami é o maior no pátio do templo. Ele serve Srimati Radharani como Manjuali-manjari nos passatempos eternos de Deus em Vrndavana.

“Eu adoro os pés de lótus de Sri Lokanatha Goswami Prabhu, o filho de Sri Padmanabha. Ele é o reservatório de serviço aos pés de lótus de Radha-Vinode.” [Narottama Dasa Thakura] [21,96]

Manjuali-manjari, Lokanatha Gosvami biografia



Doar na CAIXA ou na Loteria
Ag: 0276 Conta Poupança 013/ 6678-1
Danilo Nicolace [Nayana]





Nenhum comentário:

Postar um comentário