Radio   Ver   Baixar  Whatsapp  Telegram   Face

Um dos mais próximos associados de Sri Chaitanya Mahaprabhu, Purushottama Acharya [Svarupa] conhecia exatamente o coração de Sri Krishna Chaitanya. Glorificando-o como “o reservatório de todas doçuras devocionais,” o Senhor Chaitanya adicionou a palavra Damodara a seu nome.

 

Svarupa Damodara revelou para o mundo as emoções mais internas do humor de Sri Chaitanya de Radharani sentindo separação de Krishna. Vendo os humores do Senhor Gauranga, Svarupa Damodara cantava as glórias dos passatempos mais íntimos de Deus [kirtana] para aumentar os sentimentos internos do Senhor. Para suavizar as dores de amor do Senhor Chaitanya em viraha bhava, ele cantava canções de glorificação a Deus do Gita-Govinda, Krishna Karnamrta, e os poemas de amor de Chandidasa e Vidyapati.

 

Durante o dia e noite toda, Svarupa Damodara e Ramananda Raya ficavam perto de Sri Chaitanya a fim de alimentar seus passatempos. “Ele é uma dos três e meio mais íntimos devotos do Senhor Chaitanya [Ramananda Raya, Sikhi Mahiti, Madhavi Devi].” Assim como Lalita e Visakha são as amigas [gopis] mais queridas de Radharani, Svarupa Damodara [Visakha-sakhi] e Ramananda Raya [Lalita-sakhi] são os associados mais confidenciais de Sri Chaitanya Mahaprabhu.

 

Svarupa Damodara era o “guardião dos devotos de Deus [Gaudiyas].” Assim, sempre que um devoto se comportava mal, o Senhor Gaurasundara dizia: “Svarupa, teu Gaudiya fez isto assim e assim, assado.” Svarupa Damodara checava pessoalmente à cata de falhas gramáticais ou filosóficas, qualquer novo verso, canção, ou livro escrito, antes de dá-lo para aprovação do Senhor Chaitanya.

 

Krishna Dasa Kaviraja usou as memórias da vida de Sri Chaitanya [Karcha] de Svarupa Damodara para compilar o Chaitanya-charitamrta. Svarupa Damodara Goswami também escreveu um livro de música em adoração a Deus [Sangita-Damodara]. Seu túmulo sagrado [samadhi] fica na Área dos 64 túmulos sagrados de peregrinação [Samadhis]. (21,108).

Svarupa Damodara Gosvami Biografia



Doar na CAIXA ou na Loteria
Ag: 0276 Conta Poupança 013/ 6678-1
Danilo Nicolace [Nayana]





Nenhum comentário:

Postar um comentário