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O Senhor Nityananda apareceu numa forma brilhante vermelho-dourada, radiante como o sol nascente, na pequena vila de Ekacakra. Com Sua maravilhosa boca cantando sempre, "Gaura, Gaura", Ele constantemente manifesta lagrimas de amor por Deus em Seus olhos de lotus. Sua face brilhante derrota a beleza de milhoes de luas. Seu sorriso enche o universo de vida, Seus olhos graciosos sao grandes e alongados e Seu corpo e muito forte e poderoso. Assim como um leao, Ele caminha de maneira encantadora e os santos nomes de Krishna sempre permanecem em Sua lingua. Por adora-lO com grande devocao, certamente pode-se obter a misericordia de Sri Gauranga e alcancar o servico transcendental do Deus Supremo Sri Sri Radha e Krishna em Vrindavana.

O Senhor Nityananda e o eterno associado do Senhor Caitanya Mahaprabhu, a Suprema Personalidade de Deus. O Senhor Caitanya nao poder ser compreendido sem a misericordia de Nityananda Prabhu, que e o mestre espiritual de todos os universos e serve de intermediario entre o Senhor Caitanya e Seus devotos. Ele e o principio ativo do Senhor Krishna tanto na criacao cosmica como em Seus passatempos. Ele e o segundo corpo do Senhor Krishna, manifestando-se como o Senhor Balaram para os passatempos de Krishna, Lakshman para Sri Rama e Nityananda Prabhu para o Senhor Caitanya Mahaprabhu.

Hoje, comemoramos o Seu aparecimento transcendental! Aproveitamos para humildemente orar ao Senhor Nityananda, cuja misericordia e infinita, pedindo que Ele nos livre de nossas impurezas e nos eleve a plataforma do servico pratico, puro e amoroso ao Senhor Krishna, em eterna bem-aventurança e conhecimento.

SRI NITYANANDA BALARaMA E SUAS GLORIAS

Este capítulo e principalmente dedicado a descrever a natureza essencial e as glorias de Sri Nityananda Prabhu. O Senhor Sri Krishna e a Personalidade de Deus absoluta, e Sua primeira expansao sob uma forma para passatempos e Sri Balarama.

Alem dos limites deste mundo material esta o ceu transcendental [paravyoma], que tem muitos planetas transcendentais, dos quais o supremo chama-se Krishnaloka. Krishnaloka, a morada do Deus Supremo Krishna, tem tres divisoes, conhecidas como Dvaraka, Mathura e Gokula. Nessa morada, a Personalidade de Deus Krishna expande-Se em quatro porcoes plenarias: Krishna, Balarama, Pradymna [o Cupido transcendental] e Aniruddha. Eles são conhecidos como as formas quadruplas originais.

Em Krishnaloka, existe um local transcendental conhecido como Svetadvipa ou Vrndavana. Abaixo de Krishnaloka, no ceu transcendental, estao os planetas Vaikuntha. Em cada planeta Vaikuntha esta presente um Narayana de quatro bracos, expandido da primeira manifestação quadrupla. A Personalidade de Deus conhecida como Sri Balarama em Krishnaloka e o Sankarsana original [Forma atraente de Deus], e deste Sankarsana expande-Se outro Sankarsana, chamado Maha-Sankarsana, que reside em um dos planetas Vaikuntha. Por meio de Sua potencia interna, Maha-Sankarsana mantem a existencia transcendental de todos os planetas no ceu transcendental, onde todos os seres vivos sao almas eternamente liberadas. Ali, a influencia da energia material e notavel por sua ausencia. Nesses planetas esta presente a segunda manifestacao quadrupla.

Fora dos planetas Vaikuntha esta a manifestacao impessoal de Sri Krishna, que e conhecida como Brahmaloka. Do outro lado do Brahamaloka esta o karanasamudra transcendental, ou Oceano Causal. A energia material existe no outro lado do Oceano Causal, sem toca-lo. No Oceano Causal esta Maha- Visnu, a expansao purusa original do Sankarsana. Este Maha-Visnu lanca Seu olhar sobre a energia material, e, mediante um reflexo de Seu corpo transcendental, amalgama-Se dentro dos elementos materiais.

Na qualidade de fonte dos elementos materiais, a energia material e conhecida como pradhana, e, na qualidade de fonte das manifestacoes da energia material, e conhecida como maya. Porem, a natureza material e inerte no sentido de que nao tem poder independente para fazer nada. Ela e dotada de poder para fazer a manifestacao cosmica atraves do olhar de Maha-Visnu. Portanto, a energia material nao e a causa original da manifestacao material. Pelo contrario, e o olhar transcendental de Maha-Visnu sobre a natureza material que produz essa manifestacao cosmica.

Maha-Visnu novamente entra em cada universo como o reservatorio de todas as entidades vivas, Garbhodakasayi Visnu. Do Garbhodakasayi Visnu expande-Se o Ksirodakasayi Visnu, a Superalma de todas as entidades vivas. Garbhodakasayi Visnu tambem tem Seu proprio planeta Vaikuntha em cada universo, onde Ele vive como a Superalma ou o controlador supremo do universo. Garbhodakasayi Visnu deita-Se no meio da porcao aquosa do universo e gera a primeira criatura viva do universo, Brahma. A forma universal imaginaria e uma manifestacao parcial de Garbhodakasayi Visnu.

No planeta Vaikuntha em cada universo ha um oceano de leite, dentro do qual existe uma ilha chamada Svetadvipa – uma na morada de Krishna e outra no oceano de leite em cada universo. A Svetadvipa na morada de Krishna e identica a Vrndavana-dhama, que e o local onde Krishna aparece pessoalmente para manifestar Seus passatempos amorosos. Na Svetadvipa dentro de cada universo está uma forma Sesa da Divindade, que serve a Visnu Assumindo a forma de Seu guarda-sol, chinelos, sofa, travesseiros, roupas, residencia, cordao sagrado, trono e assim por diante.

O Senhor Baladeva em Krishnaloka e Nityananda Prabhu. Portanto, Nityananda Prabhu e o Sankarsana original, e Maha-Sankarsana e Suas expansoes como os purusas nos universos sao expansoes plenarias de Nityananda Prabhu.

Por Srila Prabhupada

Nityananda Prabhu



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Danilo Nicolace [Nayana]





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