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Aparecendo como o filho de um rei, Sri Narottama Dasa Thakura [Sri Thakura Mahasaya] mostrou todos sintomas corporeos de uma pessoa divina exaltada [mahapurusha]. Tinha longos braços, um umbigo profundo, tez dourada e belos olhos em forma de lotus. Na escola, era capaz de memorizar tudo o que ouvisse [shruti dhara]. Embora rapidamente tivesse dominado o sanscrito e os Vedas, ele ansiava por servir Krishna. Era um celibatario [brahmachari] vitalicio.

Pela misericordia do santo nome Gaura-Nitai, Narottama se tornou desapegado, deixou sua opulenta familia, e correu para Vrindavana. Foi iniciado pelo mestre [diksha] Sri Lokanatha Goswami e recebeu instrucoes da filosofia dos devotos de Deus [Gaudiya] do mestre [shiksha] Sri Jiva Goswami. Quando chegou em Navadvipa-dhama todos devotos indagaram dele acerca da saude e atividades dos principais renunciados [Goswamis] de Vrindavana. Estavam ansiosos por ouvir noticias sobre Vrindavana. Apos visitar todos locais de passatempos do Senhor Gauranga na cidade de Gaura Mandala, Narottama Dasa fez o mesmo na cidade de Jagannatha Puri [Kshetra Dhama]. Depois ele foi ver os devotos e locais de passatempos de Sri Chaitanya em Santipura, Sri Khanda, Kanthak Nagar, Ekachakra, e Kheturi Gram.

Em Kheturi, Sri Narottama Dasa Thakura organizou o famoso festival Kheturi Mahotsava. Este foi o primeiro festival “Gaura Purnima” para honrar o divino dia do nascimento [aparecimento] do Deus Supremo Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu. Durante o festival foram instaladas seis formas de Deus [Deidade] no altar: Sri Gauranga Deva, Sri Vallabhi Kanta, Sri Vraja Mohana, Sri Krishna, Sri Radha Kanta, Sri Radha Ramana.

Com sua doce voz Narottama Dasa comecou um maravilhoso canto e danca congregacional de Hare Krishna [kirtana]. Seu cantar enchia os ceus, e fez cair lagrimas de amor por Deus [prema] dos olhos dos devotos, que estavam todos se divertindo no oceano de extase. “No meio do canto e danca congregacional de Hare Krishna [kirtana] deles, o proprio munificente Sri Chaitanya e todos Seus associados pessoais apareceram e se juntaram ao canto e danca congregacional de Hare Krishna [sankirtana]. Como um brilho do relampago em meio a uma massa de belas nuvens azuis, o proprio Sri Chaitanya apareceu na multidao de devotos atraves de uma manifestacao divina [Bhakti-ratnakar].

“Naquela ocasiao, embora Mahaprabhu tivesse deixado este mundo anos atras, muitos diferentes devotos viram Mahaprabhu de diferentes maneiras. Aqueles de Navadvipa-dhama viram-No mais intimamente como Nimaichandra ou Visvambhara, conforme O havia conhecido em Sua juventude. Aqueles devotos estavam atraidos pelo Deus Supremo Mahaprabhu e seus relacionamentos intimos [sakhya e vatsalya rasa] com Ele. Os seguidores dos seis principais renunciados [Goswamis], que só O conheciam como um renunciado [sannyasi], relacionavam-se com Ele no humor de dasya rasa. E centenas de devotos tambem adoravam o Senhor Chaitanya no humor de aisvarya, temor e reverência.

Este festival e considerado um importante acontecimento para os devotos de Deus [Gaudiya Vaisnavismo]. Centenas e centenas de devotos foram convidados, incluindo discipulos diretos de Mahaprabhu, Nityananda Prabhu, e Advaita Acharya. Nessa epoca, existiam muitas diferenças na interpretacao dos devotos de Deus [Gaudiya Vaisnavismo]. Acharyarani Jahnava Devi veio de Kardaha com seu sequito. Presidindo sobre todos os devotos de Deus [Vaisnavas], ela resolveu suas diversas conclusoes numa so filosofia de devotos de Deus [Gaudiya Vaisnava] consistente.

Pela primeira vez, o festival apresentou muitos estilos de canto e danca congregacional de Hare Krishna [kirtana] que integravam a glorificacao do Senhor Chaitanya com a glorificacao do Senhor Krishna e Seus passatempos. E porque tantos devotos de Deus [Vaisnavas] estavam presentes num so local, automaticamente isso tornou o festival de Kheturi extraordinario. Tambem atuou como um importante passo rumo a unificacao de todos os devotos de Deus [Gaudiya Vaisnavas]” [Sri Navadvipa-dhama parikrama].

Narottama Dasa Thakura escreveu muitas cancoes devocionais sobre o mestre espiritual, os devotos, o servico pratico e amoroso a Deus [servico devocional], os principais renunciados de Vrndavana [seis Goswamis] e as formas de Deus Gaura-Nityananda e Radha-Krishna. Embora compostas em simples idioma bengali, as cancoes de Narottama Dasa dao compreensao verdadeira sobre Deus [siddhanta shastrico] e inspiracao devocional. Srila Prabhupada frequentemente cantava estas musicas de adoracao a Deus [bhajans]. Considerando-as nao diferentes das escrituras autorizadas [shastra vedico], ele as citava em suas palestras sobre o Bhagavatam. Prarthana e Prema-bhakti-chandrika sao as obras mais famosas de Narottama.

O seguinte texto foi extraido do Prema-bhakti-chandrika: “Radha e Krishna sao minha meta de vida e morte, e Eles sao os donos de minha respiracao. realizando meu canto [bhajana] apenas para Eles, alco-me e desco no oceano de amor a Deus [prema]. Oro para que eu possa sempre manter esta concepcao em meu coracao como meu mais alto ideal.

Deixe-me servir os pes de lotus de Radha-Govinda. Que minha mente seja preenchida pela dedicacao a Suas divinas formas que derrotam a beleza de Cupido e Rati. Com uma palha entre meus dentes, caio a Seus divinos pes e apresento meu humilde apelo: “O Kishora-Kishori! O filho de Nanda Maharaja – Shyamasundara! E o filha do Rei Vrshabhanu, Sri Radha. Encantais ate mesmo Hari, e Tua tez corporea e da cor do lotus dourado. O Krishna, com uma cor como da joia indranila [gema azul] Tua beleza zomba de Cupido.

O maiores dentre os dançarinos – Sri Radha e Sri Krishna – por favor dancem dentro de minha mente. O Vos cuja beleza aumenta o encanto de Vossos deslumbrantes ornamentos, dia e noite so desejo que eu possa continuar a cantar Vossas glorias em grande extase.””

Narottama Dasa serve Srimati Radhika como Chamaka-manjari. Seu tumulo sagrado samadhi fica no patio do templo de Radha Gokulananda 26,96.

Srila Narottama Das Thakur



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Danilo Nicolace [Nayana]





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