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Sri Madhvacharya apareceu em 1238 D.C. perto de Udupi, Karnataka no Sul da India. Tinha um fisico incomumente forte e extraordinario poder intelectual. Uma vez um feroz tigre de Bengala atacou o seu discipulo renunciado [sannyasa], Satya Tirtha. Madhvacharya lutou com o tigre e mandou-o embora com o rabo entre as pernas. Madhvacarya foi iniciado [diksha] aos cinco anos de idade, recebeu a ordem de vida renunciada [sannyasa] aos doze, e partiu de casa. Ele apareceu com uma missao – combater e derrotar a filosofia impersonalista [Mayavada] de Shankara. Dando uma interpretacao pura do Vedanta-sutra ele promoveu o verdadeiro teismo. Chamou sua explicacao autorizada [shastrica] e inovadora de dualismo puro [dvaita-dvaita-vada].

Apos Shankaracharya, que anteriormente tinha viajado pela India divulgando o impersonalismo, Madhvacharya tambem viajou por toda extensao da India pregando teismo personalista e devocao pelo Senhor Visnu [Deus]. Derrotou inumeros jainistas, budistas, mayavadis, ateus, logicos, e agnosticos.

Com a esperança de encontrar o próprio Srila Vyasadeva, Madhvacharya subiu andando os Himalayas. Vyasadeva lhe deu uma encarnacao de Deus na pedra shalagrama-shila chamada Astamurti, aprovou seu comentario ao Bhagavad-gita, e abençoou Madhvacharya com profundas realizacoes das escrituras autorizadas [shastras].

Em Udupi, Madhvacharya instalou uma bela forma de Deus Gopala de pe sozinho, segurando uma vara de pastorear. Esta forma de Deus manifestou-Se de um pedaço de barro sagrado chamado gopi-chandana. Ele estabeleceu oito templos [mathas] para servir amorosamente “Udupi Krishna.” Os lideres renunciados [sannyasis] de cada templo [matha] adoram a forma de Deus Krishna no altar com um rigoroso regime de ritual cerimonial, pontualidade, e impecavel conduta pessoal. A cada jejum [ekadasi] eles observam jejum total de alimento e agua [nirjala].

A sucessao discipular dos devotos de Deus [sampradaya Gaudiya Vaisnava] origina-se nos Madhvas. Sri Chaitanya Mahaprabhu e Seus seguidores estudaram profundamente as obras de Madhva antes de compilarem sua filosofia. Para os Sat Sandarbhas Sri Jiva Goswami extraiu bastante dos escritos de Madhva. Jiva Goswami encontrou a filosofia que os devotos [Gaudiya] pregam que Deus e simultaneamente igual a tudo e diferente de tudo [achintya-bheda-abheda tattva] no Bhagavat-parya de Madhva. O proprio Sri Chaitanya visitou Udupi, a matriz da seita de Madhva. O senhor introduziu o canto e danca congregacional de Hare Krishna [Hari Nama sankirtana] na seita.

Os devotos de Deus da Madhva e Gaudiya compartilham muitos dos mesmo pontos filosoficos. Ambos consideram necessario render-se aos pes de lotus do mestre espiritual [gurupadashraya]. No Sutra Bhasya, Madhvacharya cita o Brihat Tantra e Mahasamhita para mostrar que um discipulo tem que rejeitar um "mestre [guru] fictício” que acaba provando ser inutil. Ele pode entao aceitar outra pessoa auto-realizada qualificada como seu mestre [guru].

No Prameya-ratnavali, Sri Baladeva Vidyabhushana resumiu os nove principios comuns a ambos ensinamentos, os de Sri Chaitanya e os de Madhva. No Vaisnava Siddhanta Mala, Srila Bhaktivinoda Thakura diz que Sri Chaitanya Mahaprabhu ordenou que todos os devotos de Deus [Gaudiya Vaisnavas] observem cuidadosamente as nove instrucoes da verdade dada por Sri Madhvacharya atraves de nossa sucessao discipular [guru parampara].

1) So Bhagavan Sri Krishna e a Suprema Verdade, unica e sem igual.

2) Ele e o objeto do conhecimento em todos os Vedas.

3) O universo e real [satya].

4) As diferenças entre Deus [Isvara], alma [jiva] e Materia sao reais.

5) As almas [jivas] sao por natureza servas do Supremo Senhor Hari [Deus].

6) Ha duas categorias de almas [jivas]: liberadas e iludidas.

7) Liberacao [moksha] significa alcançar os pes de lotus de Bhagavan Krishna [Deus], em outras palavras, entrar num relacionamento eterno de servico ao Senhor Supremo.

8) Servico pratico, puro e amoroso a Krishna e o unico meio de se obter esta liberacao.

9) A verdade pode ser conhecida por percepcao direta [pratyaksa], inferencia ou logica [anuman], som transcendental ou autoridade vedica [shabda].

Sri Madhvacharya serve como a vaqueirinha [gopi] Madhavi nos eternos passatempos prazerosos de Radha-Govinda em Vrindavana.

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Ag: 0276 Conta Poupança 013/ 6678-1
Danilo Nicolace [Nayana]





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